Em 13 de outubro de 2020, o governo de São Paulo instituiu uma política estadual de cuidados paliativos.
Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e atenção integral de saúde aos pacientes acometidos por doenças sem possibilidade de cura, a nova lei de cuidados paliativos os regulamenta de maneira precoce, logo após o diagnóstico.
A política estadual tem cinco diretrizes, que englobam a capacitação e multidisciplinaridade profissional, o fortalecimento de políticas públicas, o respeito à dignidade e liberdade na expressão da vontade do paciente de acordo com os seus valores, crenças e desejos.
Sendo assim, o profissional responsável pelo cuidado deve tratar o paciente e cuidar da família levando em conta todas as suas necessidades, sejam elas clínicas ou psicossociais.
Quais os principais suportes obrigatórios com a nova lei?
– Aconselhamento e suporte ao luto
– Integrar aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente
– Maximizar o suporte clínico e terapêutico, aumentando assim a qualidade de vida
– Apoiar a família para lidar com a doença em seu próprio ambiente
O que são cuidados paliativos?
O foco dos cuidados paliativos é fazer com que o paciente viva de maneira mais confortável, com menos dor e possa usufruir, na medida do possível, do máximo de qualidade de vida.
Os cuidados direcionam-se no bem-estar da pessoa e não na doença, onde o controle de sintomas e respeito às necessidades são rotineiras.
Quando os cuidados paliativos são indicados?
Quando o tratamento curativo já não tem mais efeito, os cuidados paliativos são a opção.
Ele pode ser feito em um hospital ou na própria casa do paciente, local que traz maior adaptação ao cuidado e melhora as condições do paciente que se mantém próximo de seus familiares.
Porém, muitas vezes os cuidados paliativos começam tardiamente, e uma série de preconceitos rondam essa proposta.
Algumas pessoas acreditam que fazer essa transição de cuidado é ruim, acreditando que esta abordagem consiste em uma desistência de tratar a doença.
Isso não é verdade!
Receber cuidados paliativos não quer dizer que não se pode fazer mais nada pelo paciente, pelo contrário, demonstra apenas que o diagnóstico da doença é crônico, grave e ameaça a vida, mas que muito ainda pode ser feito para o alívio e controle da doença.
Os cuidados paliativos oferecem uma vida de qualidade, trazendo um ganho diário para o paciente e seus familiares.
A descoberta de uma doença abala não só a vida do portador, mas também traz questões profundas de ordem social, psicológica e social, já que os familiares próximos também convivem com a angústia da descoberta.
Medo da morte, apreensão por deixar a família desamparada, conflitos do passado e até problemas de ordem prática, como o afastamento do trabalho e diminuição de renda, são parte de uma gama de consequências.
Como a Pronep atua nos cuidados paliativos?
Ao longo dos quase 30 anos de atuação no setor de Atenção Domiciliar, cuidamos de centenas de pacientes nessas condições.
Sempre levando a máxima de ouvir, sentir e cuidar e fazer daquele tratamento o mais leve e próximo que podemos.
Nosso time multidisciplinar sabe que uma doença grave não afeta só o paciente, mas também quem o ama. E, quando está na casa do paciente, faz tudo para que aquele sofrimento seja minimizado.
Enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais, fazem parte da equipe que dá o suporte que todos esperam.
Nos colocamos no lugar da pessoa e familiar, e entendemos que qualidade de vida deve vir sempre em primeiro lugar, independentemente da situação.
Quer saber quais são as nossas especialidades e por que somos referência em cuidados em Atenção Domiciliar?
Clique aqui e acesse a home do nosso site.
Somos movidos por fazer o bem: Ouvir, sentir e cuidar.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]