Popularmente conhecida como dor de cabeça, a cefaleia atinge mais de 140 milhões de pessoas no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia.
Trata-se de um problema que afeta pessoas de todas as idades, podendo sinalizar que há alterações no corpo e, em alguns casos, até algum tipo de doença.
De modo geral, alguns fatores como estresse, exposição a ruídos sonoros por tempo prolongado e falta de descanso podem gerar cefaleia.
Entenda como ocorre e quais são os tipos
A dor pode ocorrer em qualquer região da cabeça englobando desde o seu interior até a parte externa, podendo atingir couro cabeludo, face e pescoço superior. Quando a cefaleia ocorre com frequência, pode comprometer o desenvolvimento de atividades na rotina diária.
Atualmente, existem em média mais de 150 tipos de dor de cabeça que podem estar relacionadas a várias causas, segundo informações da Sociedade Internacional de Cefaleia. Entre os principais tipos estão:
Cefaleia tensional
Costuma causar sensação de peso e pressão na cabeça, podendo gerar uma dor de intensidade fraca a moderada. Este tipo não costuma apresentar outros sintomas e, em grande parte dos casos, não interfere nas atividades do dia a dia.
Cefaleia em salvas
Este tipo é o menos comum e pode se manifestar como uma dor intensa na região dos olhos ou apenas em um lado da cabeça. Em alguns casos, o paciente pode ter a pálpebra caída na parte que apresenta a dor. Olhos avermelhados e lacrimejantes e congestão nasal também são sintomas.
Enxaqueca
Nesta condição, que costuma atingir em grande parte as mulheres, pode ocorrer dor crônica que inicia de forma latejante de média a alta intensidade. Além disso, é possível surgir outros sintomas como enjoos, sensibilidade aos movimentos, à luz, a sons e estresse.
Quais as orientações para o tratamento?
Conforme vimos, a cefaleia pode variar conforme o tipo. Assim, o tratamento leva em conta a causa do desconforto com o objetivo de aliviar a dor.
No geral, são recomendados medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios. Nos casos de Cefaleias em Salvas e Enxaquecas pode ser indicado o uso de remédios específicos, conforme orientação médica.
Além da medicação, existem algumas ações que podem contribuir para o alívio da dor de cabeça:
- Compressas frias ou mornas;
- Massagem no couro cabeludo;
- Manter um sono de qualidade;
- Ter alimentação balanceada;
- Repousar em ambiente silencioso e com pouca luz;
- Em casos de estresse e tensão, buscar ajuda psicológica.
Portanto, além destes cuidados necessários é muito importante ter atenção aos sinais que o corpo apresenta e consultar o médico regularmente para orientar e solicitar os exames adequados para manter a saúde em dia.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]