Ao preparar os alimentos, é muito importante seguir alguns cuidados, principalmente quando se trata de pacientes crônicos ou em condições que os tornam mais suscetíveis a infecções e complicações de saúde.
Além dos cuidados básicos de higiene e segurança alimentar, há outros aspectos importantes a serem considerados ao preparar alimentos.
A seguir, separamos algumas dicas importantes sobre o cuidado no preparo dos alimentos.
Acompanhe a leitura!
Adequação às necessidades nutricionais do paciente
Ao selecionar alimentos, é importante considerar as necessidades individuais avaliando as restrições alimentares e condições médicas. Essa medida pode envolver dietas com restrição de açúcar, gordura, sódio, entre outros componentes.
Higienização das mãos
Lave bem as mãos com água e sabão antes e depois de manusear alimentos. Caso necessário, utilize luvas descartáveis, especialmente ao lidar com alimentos crus.
Higienização dos alimentos
Lave bem todos os alimentos frescos como frutas e vegetais antes de prepará-los. Verifique se superfícies de corte e utensílios estão limpos e desinfetados.
Guarde de forma adequada
Alimentos perecíveis devem ser conservados em geladeira conforme as especificações para evitar a proliferação de bactérias. Não deixe alimentos perecíveis em temperatura ambiente por longos períodos.
Alimentos bem cozidos
Certifique-se de que os alimentos sejam completamente cozidos, em especial carnes, aves, ovos e frutos do mar, para eliminar qualquer tipo de bactéria.
Textura e consistência dos alimentos
Para pacientes com limitações de mastigação, é necessário adaptar a textura e a consistência dos alimentos. Alimentos triturados ou em cortes menores, ou ainda na forma de purê são algumas opções, que devem ser seguidas de acordo com a recomendação do profissional de saúde.
Atenção para alergias alimentares
Procure estar ciente sobre qualquer tipo de alergia alimentar e evite a contaminação cruzada com alimentos alergênicos.
Essas medidas são muito importantes para manter a saúde em dia. Além disso, busque seguir a recomendação médica oferecida pelos profissionais responsáveis pelo cuidado com o paciente.
Portanto, manter monitoramento constante e comunicação aberta e eficaz é fundamental, uma vez que ajuda a garantir que as necessidades alimentares do paciente sejam entendidas e supridas de forma apropriada.
Por isso, deve-se atentar para qualquer sintoma ou reações adversas após o consumo de alimentos e relatar imediatamente ao profissional de saúde responsável.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]