Atualmente, as doenças renais afetam mais de 850 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 21 mil pessoas necessitem começar o tratamento com diálise peritoneal ou hemodiálise anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde.
Em grande parte dos casos, os pacientes renais que fazem diálise seguem com o tratamento por toda a vida, caso não tenham a chance de fazer transplante, já que a probabilidade de recuperar o funcionamento dos rins é mínima. Portanto, é muito importante manter alguns cuidados para que os rins sigam cumprindo bem as suas funções.
Continue a leitura e veja mais informações a seguir.
Os rins e suas características
Os rins são considerados um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Eles fazem parte do sistema urinário e ficam localizados na parede posterior do abdômen, em ambos os lados da coluna vertebral. São glândulas de cor vermelha bem escura que se assemelham a um grão de feijão.
Os rins recebem mais de 1 litro de sangue por minuto. De acordo com dados do SBN, essas glândulas poderosas filtram o sangue de uma pessoa 12 vezes por hora.
Quais são as suas funções?
Uma das funções do rim é filtrar o sangue, eliminando substâncias tóxicas, e controlar o equilíbrio de líquido no corpo. Outras atribuições essenciais são:
- Eliminar elementos nocivos para o corpo como: ureia, amônia e ácido úrico através de um sistema de filtração sanguínea;
- Controlar a quantidade de água e sais minerais no organismo, atuando na prevenção de inchaços e elevação de pressão arterial;
- Agir na produção de glóbulos vermelhos e alguns hormônios como vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio, e na renina, que ajuda a controlar a pressão arterial.
Quando os rins deixam de desempenhar as suas funções corretamente é necessário realizar a diálise ou hemodiálise. Na diálise peritoneal, a filtração é feita pelo peritônio (membrana que reveste os órgãos abdominais). Neste procedimento, insere-se um cateter no abdômen do paciente para receber o soro, que absorve as toxinas por meio do peritônio. Já a hemodiálise consiste na filtração do sangue. A máquina recebe o sangue do paciente, retira as toxinas e devolve o sangue limpo.
Quais são os sintomas comuns de problemas renais?
Conforme vimos até aqui, os rins possuem um papel fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Por isso, é muito importante cuidar bem deles e ter atenção aos sinais que o corpo apresenta em casos de doenças renais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, os sintomas mais comuns associados aos problemas renais são:
- Dores e dificuldades ao urinar;
- Inchaços nas pernas;
- Náuseas e vômitos;
- Urinar com muita frequência, em especial à noite;
- Dores na lombar;
- Aumento da pressão arterial;
- Presença de sangue na urina;
- Urina espumosa;
- Histórico de cálculos renais;
- Fadiga.
De fato, vários problemas podem afetar os rins. Inclusive, existem algumas doenças renais bem comuns como: cálculos renais, insuficiência renal, cistos e tumores.
No entanto, é importante saber que nem sempre as doenças renais apresentam sintomas. Por isso, o indicado é sempre buscar orientação médica e realizar exames de rotina regularmente.
Quais são os fatores de risco?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, existem alguns fatores de risco que podem desencadear doenças renais:
- Hipertensão arterial;
- Diabetes;
- Nefrite;
- Cálculos renais;
- Infecções urinárias;
- Lúpus;
- Obesidade;
- Histórico familiar de problemas renais;
- Consumo de cigarro e bebidas alcóolicas.
Quais os cuidados necessários com os rins?
A prevenção sempre é o melhor caminho. Portanto, cultivar hábitos saudáveis ajuda a reduzir os riscos de desenvolver problemas.
- Consuma no máximo 5g de sal por dia;
- Beba pelo menos 2 litros de água diariamente;
- Mantenha uma rotina de atividade física;
- Não fume;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Não faça uso de medicamentos sem orientação médica.
Além disso, é importante consultar o médico regularmente e fazer os exames de rotina necessários.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]