Você sabia que 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados em fase inicial têm maiores chances de cura?
A falta de acesso à informação adequada e o medo de falar a respeito do câncer de mama ainda são fatores que afetam o diagnóstico da doença. É fundamental desconstruir tabus em relação à doença. Afinal, a detecção precoce pode aumentar as chances de cura e reduzir a agressividade do tratamento.
Anualmente, é celebrado o Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre o câncer de mama e ampliar o esclarecimento sobre o diagnóstico e tratamento, a fim de reduzir os índices de morte causados pela doença.
Como ocorre a detecção precoce do câncer de mama?
Atualmente, o câncer de mama é considerado o segundo tipo mais comum no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele.
De acordo com o INCA, estima-se que só este ano tenham mais de 66 mil novos casos da doença em todo país.
Quando descoberta em sua fase inicial, a doença possui mais chances de cura. Por isso, o rastreamento é uma estratégia fundamental para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Um dos primeiros passos é conhecer bem o seu corpo e estar atenta às possíveis alterações nas mamas e axilas.
Mas vale ressaltar que o autoexame não é mais indicado como o principal método de rastreamento do câncer de mama e não substitui o exame clínico.
Portanto, o indicado é que todas as mulheres façam acompanhamento regular com um especialista para que este possa realizar o exame clínico e solicitar os exames de imagem quando recomendado e necessário.
A mamografia é um exame radiológico e o principal procedimento para a detecção precoce de câncer de mama. Este exame permite rastrear alterações e lesões antes de serem palpáveis e que não são encontradas nos exames clínicos.
O ultrassom das mamas auxilia na identificação de nódulos irregulares que podem ser levados para análise e também serve como um método complementar à mamografia.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer junto ao Ministério da Saúde, existem alguns sinais e sintomas bem comuns que merecem atenção, entre eles estão:
- Caroços duros e indolores estão presentes, em média, em 90% dos casos;
- Mudanças no formato dos mamilos;
- Nódulos nas mamas e nas axilas;
- Liberação de secreção em um dos mamilos, fora do período gestacional ou pós-parto;
- Pele da mama com textura diferente e aparência avermelhada semelhante ao aspecto de casca de laranja;
- Todo caroço deve ser avaliado em mulheres a partir de 50 anos ou em mulheres com mais de 20 anos, caso permaneça em mais de um ciclo menstrual;
O que fazer em caso de diagnóstico de câncer?
Após o diagnóstico da doença, o especialista fará o acompanhamento indicando os procedimentos necessários conforme o tipo de câncer, aspectos do tumor, região e proporção da doença no corpo.
O tratamento do câncer de mama pode englobar terapia clínica (quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia) e cirurgia.
Quais medidas ajudam na prevenção do câncer de mama?
Quando se trata de saúde o melhor caminho é a prevenção. Atualmente, sabe-se que existem vários fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de mama. Entre eles estão o histórico familiar, histórico reprodutivo, hábitos comportamentais e fatores ambientais.
Vale ressaltar que alguns hábitos comportamentais como a prática de exercícios podem influenciar na prevenção. De acordo com informações do INCA, em média 13% dos casos da doença no Brasil poderiam ser prevenidos ao adotar um estilo de vida saudável. Logo, algumas ações podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolver a doença como:
Praticar exercícios físicos
A prática de exercícios físicos aliada à alimentação saudável ajuda no controle das taxas hormonais e do peso corporal. O excesso de peso produz hormônios que podem provocar a doença.
Quando bem alinhados, esses fatores contribuem para o aumento da imunidade e prevenção ao câncer de mama.
Ter uma alimentação saudável
Uma alimentação rica em nutrientes e com baixa ingestão de gordura pode trazer diversos benefícios para o corpo, entre eles o aumento na defesa do organismo e controle no peso, tais consequências influenciam na prevenção do câncer.
Evitar o consumo de bebidas alcóolicas e não fumar
O consumo de álcool e cigarros pode provocar diversos danos, deixando o corpo mais vulnerável. Por isso, evitar o seu consumo é fundamental para a prevenção do câncer de mama, além de outras doenças.
Portanto, busque conhecer cada vez mais o seu corpo e estar atenta aos sinais que ele transmite para manter a saúde em dia. Consulte seu médico regularmente!
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]