O amor envolve a necessidade de proteger, cuidar e acolher. Essas ações podem fazer grande diferença na vida de alguém, principalmente em um momento delicado como um período de enfermidade.
E é exatamente sobre a importância dessa assistência que uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que, a cada ano, mais de 40 milhões de pessoas precisam de cuidados paliativos.
Assim, anualmente, o segundo sábado do mês de outubro é dedicado ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. De fato, o objetivo desta data é promover informações sobre a importância desse apoio e os benefícios que podem proporcionar aos pacientes e seus familiares.
A importância dos cuidados paliativos
Quando se trata dessa assistência, leva-se em conta a qualidade de vida do paciente e de seus familiares ao lidar com o diagnóstico de uma doença crônica grave que ameaça a vida.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esse tipo de assistência deve ser englobada desde o diagnóstico de uma enfermidade grave até o seu estágio final.
Os cuidados paliativos na etapa inicial de uma doença visam contribuir para o monitoramento precoce de possíveis sintomas de difícil controle, a fim proporcionar prevenção e alívio do sofrimento do paciente.
Por outro lado, conforme ocorre o avanço da doença, essa assistência amplia seu papel buscando oferecer suporte em fatores sociais, espirituais e psicológicos do paciente.
No caso de enfermidade em fase terminal, essa assistência é primordial para promover mais dignidade, conforto e bem-estar, tanto ao paciente quanto aos seus familiares.
Quem leu este texto também leu: O que preciso saber sobre cuidados paliativos?
Conheça alguns princípios dos cuidados paliativos
Vimos até aqui o quanto é importante entender sobre o papel dessa assistência e a abordagem necessária de acordo com a fase da doença em que o paciente vive.
De modo geral, ao tratar sobre esse tipo de assistência, é bastante comum associar a pacientes com câncer, por se tratar de uma doença com efeitos colaterais agressivos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os cuidados paliativos possuem os seguintes princípios:
- Controle de sintomas e alívio de dores;
- Reafirmar a vida e morte como processos naturais;
- Suporte para a família do paciente;
- Reunir aspectos físicos, psicológicos e sociais;
- Cuidar para que o paciente viva ao máximo até a morte.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]