Você sabia que a sua doação de sangue é um ato capaz de salvar pelo menos quatro vidas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que ocorram 3,6 milhões de doações de bolsas de sangue por ano.
Anualmente, o Junho Vermelho busca a conscientização sobre a importância da doação de sangue. A campanha ocorre neste período de outono e inverno por ser comum o aumento no número de casos de doenças que atingem o sistema respiratório, o que tende a reduzir o número de doações.
Logo, o objetivo desta ação é promover orientações para toda a sociedade sobre como ser doador e incentivar a doação durante o ano inteiro.
Continue a leitura e descubra: a importância, cuidados e características.
Entenda a importância da doação
Uma pequena porção de sangue pode ajudar pessoas que precisam de transfusões para procedimentos de grande complexidade como em casos de acidentes graves, cirurgias, transplantes e tratamentos contra o câncer.
Outro fator fundamental sobre a doação é manter os estoques do banco de sangue em dia para que possa suprir as necessidades ao longo de todo o ano.
O que é necessário para a doação?
O candidato que desejar doar sangue deve procurar o serviço de hemoterapia. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, é necessário seguir algumas orientações:
- Levar documento oficial de identidade com foto;
- Estar bem de saúde;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Ter dormido pelo menos 6h na noite anterior da doação;
- Não estar em jejum, evitar o consumo de alimentos gordurosos pelo menos três horas antes da doação;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar no mínimo 50 kg;
Como funciona a triagem para a doação?
Antes de realizar a doação de sangue, é feito um processo de triagem para avaliar se o sangue do doador é seguro para uso.
O candidato à doação realiza testes rápidos para checar pressão arterial, temperatura corporal e se está com anemia, além de conferir também o peso e a altura.
Além da avaliação clínica, o voluntário é submetido a um questionário feito de forma sigilosa.
Nesta etapa, são realizadas perguntas sobre o estado de saúde, alimentação, histórico de doenças, uso de medicamentos, viagens, hábitos e outros detalhes.
As informações coletadas são essenciais para a segurança do doador e do paciente que receberá o sangue.
Como ocorre a coleta?
Caso o candidato esteja apto para a doação, ele é direcionado para a coleta que costuma levar em média 15 minutos e é 100% segura.
A quantidade de sangue retirado pode variar conforme o peso e a altura da pessoa e não faz diferença no corpo.
Quais os cuidados necessários após a doação?
Após a coleta, o doador recebe um lanche e fica um período no hemocentro. De acordo com informações do Ministério da Saúde, é muito importante seguir alguns cuidados, como:
- Beber bastante líquido ao longo do dia;
- Não fazer esforços físicos intensos por pelo menos 12 horas;
- Evitar o consumo de bebidas alcóolicas por 12 horas;
- Manter o curativo do local da punção por 4 horas;
- Não dirigir veículos de grande porte;
- Não exercer atividades em andaimes;
- Não realizar paraquedismos e mergulhos.
O que ocorre com o sangue após a coleta?
O sangue é encaminhado para avaliação e costuma ter os componentes separados em glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas. O objetivo é que o material seja usado de forma apropriada conforme as necessidades dos receptores.
Após o resultado da avaliação do sangue, as bolsas com componentes do sangue são armazenadas conforme sua classificação e prazo de validade.
A requisição de componentes de uma transfusão é feita às agências transfusionais pelo próprio médico, conforme as demandas.
Portanto, qualquer pessoa em bom estado de saúde, dentro dos requisitos básicos de cada hemoterapia, pode ser um doador de sangue. Esse ato solidário e voluntário é capaz de salvar vidas. Seja um doador!
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]