Atualmente, mais de 15 milhões de brasileiros vivem com doenças reumáticas.
O reumatismo é um conceito que engloba um grupo de doenças reumáticas que atingem as articulações.
Ao todo, envolve 120 tipos de doenças que podem atingir pessoas de todas as idades. Entre as enfermidades mais comuns estão artrite reumatóide, artrose e fibromialgia.
Anualmente, é celebrado o Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo. A data visa promover informações a respeito das doenças reumáticas para toda a sociedade, a importância do diagnóstico e o tratamento adequado.
Embora seja muito comum associar essas patologias apenas a idosos, de acordo com informações da sociedade brasileira de reumatologia, as doenças reumáticas costumam aparecer a partir dos 35 anos.
Você sabe como identificar e quais os sintomas mais comuns? Continue a leitura e descubra: pontos de atenção, cuidados e características.
Como ocorre e quais são as causas do reumatismo?
Você sabia que existe uma centena de doenças reumáticas?
De modo geral, as mais comuns são osteoporose, artrose, fibromialgia, gota, tendinite, febre reumática, artrite reumatoide e muito mais.
São inúmeras as causas que podem desenvolver o reumatismo. Uma das condições está associada a fatores genéticos.
Quem leu este texto também O que é dactilite? Quais são as causas?
Além da hereditariedade, existem outros fatores de risco que influenciam no desenvolvimento do reumatismo, entre eles estão:
- Infecções por vírus e bactérias;
- Doenças metabólicas;
- Consumo de cigarro e bebidas alcoólicas;
- Sedentarismo;
- Alimentação inapropriada;
- Alterações climáticas intensas;
- Fatores emocionais como ansiedade, depressão e estresse.
Como ocorre o diagnóstico e o tratamento?
Por se tratarem de doenças crônicas, não existe cura. Porém, existe tratamento que pode envolver o uso de medicamentos como antiinflamatórios, corticóides e analgésicos.
Além do uso de medicação, a fisioterapia é um recurso fundamental para o tratamento de reumatismo, englobando técnicas terapêuticas e exercícios específicos que podem ajudar no alívio da dor, na melhora dos movimentos e redução dos efeitos das deformidades no membro afetado.
Assim, quanto mais cedo for diagnosticada, maiores são as chances do paciente ter qualidade de vida, ou seja, viver sem dores e ainda reduzir as chances de incapacidade física.
De modo geral, pode-se considerar como caso suspeito de doença reumática a sensação de dor nas articulações e outros sintomas como:
- Inchaço;
- Vermelhidão, calor;
- Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço;
- Dificuldades nos movimentos das articulações, principalmente pela manhã;
- Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.
Portanto, em caso de permanência dos sintomas por um período de mais de seis semanas, o recomendado é buscar orientação e avaliação médica.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]