As adaptações e os cuidados especiais no ambiente, especialmente para idosos e crianças, são importantes para a prevenção de quedas. Uma das tarefas desafiadoras é avaliar as alternativas mais adequadas para tornar o lar mais seguro e implantar medidas preventivas específicas conforme as necessidades do paciente.
Antes de iniciar o cuidado domiciliar, é essencial avaliar o perfil do paciente, assim como também o ambiente doméstico. Um dos principais objetivos é identificar possíveis fatores de risco que podem contribuir para quedas, desde sua admissão até a alta, quando necessário.
De modo geral, determinadas condições de saúde como Parkinson, doenças cardíacas, diabetes ou neuropatia periférica podem elevar os riscos de queda por conta dos sintomas ou limitações físicas associadas. Além disso, existem outros fatores que predispõem ao risco para a queda como:
- Alteração do estado mental, seja confusão ou agitação;
- Distúrbios neurológicos;
- Déficit sensitivo (visão, audição e tato);
- Fraqueza muscular e problemas de equilíbrio;
- Instabilidade ao caminhar ou se levantar;
- Uso de medicamentos que interferem no sistema nervoso central;
- Urgência urinária ou intestinal;
- Histórico anterior de quedas;
- Pessoas com 65 anos ou mais e crianças menores de cinco anos.
Como prevenir quedas?
O risco de queda de um paciente pode ser considerado em várias situações. A prevenção é essencial para garantir a segurança e o bem-estar, especialmente em grupos de maior risco, como idosos e pessoas com condições de saúde vulneráveis.
Realizar ajustes no ambiente doméstico para torná-lo mais seguro é fundamental. Existem algumas medidas importantes que podem ser adotadas como:
- Evite o uso de tapetes ao longo da passagem do paciente, pois eles podem provocar tropeços e escorregões;
- Utilize tapetes antiderrapantes e de borracha no banheiro;
- Aumente a iluminação em áreas de grande circulação, o uso de lâmpadas fluorescentes e cortinas claras podem ajudar bastante;
- Caso necessário, instale corrimãos em corredores, no banheiro aumente a altura do vaso sanitário e coloque barras de apoio paralelas ao vaso;
- Oriente o paciente e o familiar quanto aos riscos de queda e à necessidade de adequação ambiental ou ajuda para mobilizá-lo;
- Atenção redobrada aos pacientes que fazem uso de medicamentos para o sistema nervoso central, antidepressivos, diuréticos, laxantes e anti-hipertensivos.
Na Pronep Life Care, os profissionais de saúde desenvolvem um plano de cuidados personalizado para cada paciente com medidas específicas para a prevenção de quedas. Nesse contexto, pode envolver abordagem abrangente que engloba a prescrição de dispositivos de auxílio, como andadores ou barras de segurança, a implementação de exercícios e monitoramento regular para o fortalecimento e equilíbrio e a educação do paciente e de seus cuidadores sobre as medidas necessárias para a prevenção.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]