Atenção domiciliar a pacientes ajuda a desafogar hospitais ocupados por infectados com a Covid-19

São Paulo, janeiro de 2021 – Com a chegada da segunda onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, os hospitais de todo o país voltaram a ficar lotados. No Rio de Janeiro, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a taxa de ocupação da rede pública é de 91%. Em São Paulo, a Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) indica que a rede privada está com 84% das vagas preenchidas, e o governo do estado já estabeleceu o retorno à fase vermelha da quarentena (no qual apenas comércios essenciais podem ficar abertos).

Diante destes números, e do temor da população com relação à Covid-19, a procura por atendimento domiciliar cresceu. De acordo com a Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – pioneira no setor de home care no Brasil, houve um aumento de 45% no número de pacientes em atendimento, entre setembro de 2019 até agosto de 2020. Considerando somente os últimos meses de setembro, outubro e novembro do ano passado, o crescimento foi de cerca de 5%, em relação ao mesmo período de 2019.

“Podemos explicar que qualquer expansão de serviço é impulsionada pela demanda do mercado. Atendemos às necessidades da população, bem como as preferências de quem busca soluções de saúde em casa”, analisa Hyran Godinho, CEO da Pronep.

Hyran lembra que atenção domiciliar não se trata apenas do acompanhamento de idosos ou de doentes graves crônicos. “A simples troca de curativo de um ferimento causado por acidente doméstico ou a aplicação de uma injeção, por exemplo, que por vezes necessitariam uma visita ao hospital ou posto de saúde, podem ser realizados em casa, por um profissional treinado. Este processo diminui a chance de o paciente se expor ao risco de contrair a Covid, entre outras doenças, e é recomendado por alguns médicos”, comenta.

Mesmo não apresentando números ou projeções de crescimento, a Pronep está contratando profissionais para atender a demanda em 2021. A empresa pretende ampliar em pelo menos 10% o quadro de colaboradores nas unidades atuais, englobando tanto o corpo clínico como enfermeiros, fonoaudiólogos e até profissionais da área administrativa.

“Todos os profissionais precisam ser altamente qualificados do ponto de vista técnico e terem boas habilidades interpessoais, pois entramos no lar do paciente”, diz João Paulo Faleiros, diretor de Capital Humano da Pronep Life Care. “Por estarmos muito próximo tanto do paciente quanto de seus familiares, é preciso saber tratar com cuidado, respeito e ter boa postura comportamental. Dessa forma, os ‘soft skills’ são tão importantes na hora da escolha do profissional, aliado, é claro, aos conhecimentos técnicos e atualizados”, completa.

Sobre a Pronep Life Care

A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.

A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.

Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.

A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International – JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.

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