O check-up médico é fundamental para avaliar o funcionamento do organismo e realizar o diagnóstico precoce de doenças. Mas você sabia que o check-up pode variar conforme histórico, idade e fatores de risco do paciente?
Por isso, para realizar a série de exames, é necessário fazer a consulta com o médico para tirar as dúvidas e expor as suas necessidades. Assim, o especialista poderá recomendar os procedimentos adequados para avaliar a sua saúde.
Continue a leitura e veja os pontos de atenção e orientações importantes sobre o check-up médico.
Por que fazer check-up médico?
De modo geral, doenças silenciosas costumam gerar sérias consequências e, em grande parte dos casos, são detectadas através de check-up. O diagnóstico precoce é muito importante para alcançar êxito no tratamento de diversas doenças como câncer, problemas cardiovasculares, entre outros.
Quais os exames fazem parte do check-up?
Ao solicitar os exames, o especialista avalia alguns critérios relacionados ao histórico familiar e individual, estado de saúde, idade e hábitos do cotidiano do paciente.
O check-up consiste em um conjunto de procedimentos que pode envolver exames clínicos, laboratoriais e de imagens com o intuito de avaliar a saúde do paciente de forma geral.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, alguns aspectos comuns são analisados, entre eles são:
- Aferição de pressão arterial;
- Checagem de peso e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC);
- Exame de fezes e urina;
- Hemograma completo para avaliar os níveis de colesterol, triglicerídeos, glicemia, hormônios e fígado;
- Mamografia e Papanicolau, no caso das mulheres;
- Exame de próstata, no caso dos homens;
- Função pulmonar (recomendada aos fumantes).
No entanto, o check-up médico vai além da detecção precoce de doenças, já que pode ajudar a apontar fatores de risco e algumas alterações no corpo. Dessa forma, pode auxiliar o paciente na prevenção incentivando na mudança de hábitos que possam ajudar a manter a saúde em dia. Inclusive essa medida pode impedir o desenvolvimento de problemas como hipertensão, diabetes, tireóide e entre outros.
Quando o check-up deve ser feito?
O recomendado é realizar o check-up pelo menos uma vez ao ano com o objetivo de avaliar o funcionamento do corpo e manter a qualidade de vida. Mas, caso o paciente tenha alguma doença crônica, o indicado é realizar de forma frequente.
Portanto, além de estar atento(a) aos sinais que o corpo apresenta, consulte o médico regularmente para que possa orientar e solicitar os exames apropriados para você manter a saúde em dia.
Quem leu este texto também leu a importância do autocuidado para manter a saúde em dia
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]