O interesse pelos testes de Covid-19 está em alta. Enquanto regulações começam a obrigar a realização dos exames pelos planos de saúde, aumentam também as dúvidas sobre os tipos de testes disponíveis.
Se você está confuso ou tem dúvidas sobre o tema, fique tranquilo, pois explicamos as diferenças entre o teste sorológico e o RT-PCR.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que qualquer exame deve ser recomendado e acompanhado por um profissional de saúde habilitado.
Como é feito o teste RT-PCR para o novo Coronavírus?
O RT-PCR é considerado o “padrão de referência” para identificar a Covid-19. Utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se existe ou não a presença da SARS-CoV-2 no corpo de quem faz o exame.
Através de uma espécie de cotonete específico (chamado swab nasal), introduzido nas narinas e na garganta, é feita a análise do material coletado, onde é identificada a presença do RNA do vírus.
Apesar de ser o principal dos testes para diagnosticar a Covid-19, o RT-PCR deve ser realizado em quem apresenta algum sinal da doença, entre o 3º e 5º dia de sintomas especificamente. Quando feito neste período – primeira semana de sintomas – o nível de confiabilidade fica acima de 90%.
E como funciona o teste de Sorologia da Covid-19?
O teste de sorologia da Covid-19 analisa o sangue coletado do paciente. O material passa por um processo onde é feita uma reação imunológica ao vírus que detecta os níveis de anticorpos IgM e IgC ou IgA e IgG.
O objetivo é mostrar se o paciente já teve contato com o vírus e se o seu organismo já produziu algum anticorpo contra a doença, ou seja, resposta do organismo para combater a infecção causada pela doença.
Indicado após do 10º dia de sintomas, o resultado negativo do teste não assegura a possibilidade de ‘imunização’, pois o organismo só começa a produzir anticorpos a partir do momento que a infecção já está instalada.
Quando devo fazer os testes de COVID-19?
A recomendação é que os dois tipos de testes para a Covid-19 sejam realizados apenas a partir da presença de algum sintoma no paciente.
Os testes de sorologia rápidos (Sorológicos) são importantes para o mapeamento imunológico da população e tem sido vendido até nas farmácias.
Já o RT-PCR, o mais confiável dos testes, é indicado quando houver sintomatologia compatível ou quando existir a necessidade de confirmação da doença de fato.
Lembrando que o uso indiscriminado e excessivo dos chamados “testes rápidos” pode trazer uma segurança que o momento da pandemia no Brasil ainda não traz.
Fale com a Pronep
A equipe da Pronep está sempre disposta a sanar qualquer dúvida e em um momento como esse não seria diferente.
A Covid-19 trouxe uma preocupação a todos os serviços de saúde, mas na Pronep o impacto não foi tão grande, pois mesmo antes da pandemia nós já utilizávamos rígidos critérios de segurança e qualidade.
Quer entender como estamos lidando com esse momento delicado?
CLIQUE AQUI para saber mais.
Conheça mais sobre a Pronep Life Care na home do site e nas redes sociais.
Sua vida, nossa essência, nossa paixão.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]