Nos últimos dias, muito se tem pesquisado sobre dedos das mãos que parecem salsichas, mas você sabe qual seria a causa?
A dactilite é uma inflamação que surge nos dedos das mãos e dos pés como uma espécie de edema, que também costuma ser conhecida como “dedos de salsicha”. Em nível mais grave, a dactilite pode causar grande rigidez nos dedos afetando até os movimentos dos punhos. A condição pode ocorrer em doenças não reumáticas e doenças reumáticas.
Neste artigo, apresentamos sobre as causas, sintomas e como funciona o diagnóstico e tratamento. Continue a leitura e confira mais detalhes!
Entenda sobre as causas e os sintomas
Os sintomas mais comuns da dactilite são dores nos dedos, inchaço e dificuldades nos movimentos na região atingida. Mas vale destacar que os sintomas podem variar dependendo da causa. No caso da artrite psoriática, os dedos de uma mão podem estar inchados e os da outra, não. Já na artrite reumatóide, pode causar inchaços nos dedos das mãos e dos pés.
De fato, a causa bem comum da dactilite é a artrite psoriática.Trata-se de uma doença reumática crônica e autoimune relacionada à psoríase. Neste tipo de patologia, o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis. Logo, essa ação gera o inchaço provocando dores e afetam as articulações. De acordo com estudos, esse tipo de artrite costuma atingir, em média, entre 1% a 3% da população.
Geralmente, a dactilite ocorre nas mãos, sendo o dedo indicador o que costuma ser o mais afetado. Já nos pés, é o quarto dedo. Um dos pontos que chama a atenção é que ocorre de forma assimétrica, ou seja, as mãos não são atingidas ao mesmo tempo.
Além da artrite psoriática, a dactilite também pode ser causada por artrite reativa e por doenças infecciosas como tuberculose, sífilis e infecção bacteriana. Inclusive, outros tipos de patologia como a gota e a anemia falciforme também podem acarretar esse problema.
Entenda como funciona o diagnóstico
Por se tratar de um processo inflamatório que pode ser provocado por diversas causas, o recomendado é a realização de diversos exames para chegar ao diagnóstico preciso. Alguns procedimentos comuns são:
- Exames de imagem, como Raio X;
- Observar sobre a sensibilidade nas unhas das mãos e dos pés;
- Exames laboratoriais, como procedimento de extração de material para identificar se causado por gota;
- Exame de sangue para identificar se é artrite reumatóide.
Como funciona o tratamento?
Vale lembrar que o tratamento para dactilite é feito de acordo com a doença que causa esse processo inflamatório. No caso, se for gerada pela artrite psoriática, não existe cura. Mas existe tratamento que envolve medicamentos antiinflamatórios ou antirreumáticos para controlar os sintomas.
Quando a dactilite ocorre devido à artrite reumatóide, o médico pode prescrever medicamentos como corticosteróides e componentes antirreumáticos que agem alterando a doença. Nas condições mais graves, é necessário fazer tratamento cirúrgico para mudança das articulações.
No caso da artrite reativa, a dactilite envolve tratamento que pode ocorrer com a indicação médica de antibióticos. Além disso, são recomendadas também a fisioterapia e a prática de atividades físicas para auxiliar na melhoria dos movimentos das articulações e na diminuição da rigidez.
Portanto, a recomendação é procurar um médico especialista para avaliar as possíveis causas e indicar o tratamento adequado.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]