Conhecida também como retocolite ulcerativa, trata-se de uma doença inflamatória que afeta o intestino grosso.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBP), estima-se que mais de 5 milhões de pessoas vivam com doenças inflamatórias intestinais no mundo, sendo a colite ulcerativa uma das mais comuns.
Neste artigo, vamos entender como ocorre a colite ulcerativa, bem como os cuidados necessários.
Entenda como ocorre
A colite ulcerativa é uma doença que atinge a mucosa do intestino grosso podendo se expandir por todo o órgão provocando lesões. Inclusive, é a extensão das áreas acometidas que determina a gravidade da doença.
Os sintomas da colite ulcerativa costumam ser bem parecidos com outras doenças inflamatórias intestinais, sendo que a maioria está associada a alterações no funcionamento do intestino. Entre os mais comuns estão:
- Diarreia frequente;
- Fezes com muco, sangue e/ou pus;
- Sangramento anal;
- Cólicas;
- Anemia;
- Perda de apetite.
Diagnóstico
A colite ulcerativa é descoberta através de uma avaliação clínica que envolve a observação dos sintomas e o histórico do paciente.
O especialista pode solicitar a realização de exame de sangue e de fezes para analisar se os sintomas estão associados à colite.
Outro procedimento importante para o diagnóstico é a endoscopia, um exame que introduz um tubo rígido no reto que ajuda a identificar a colite. Além disso, a colonoscopia também é usada para diagnosticar o quadro. É um exame que permite ver todo o intestino grosso.
Tratamento
A colite ulcerativa não tem cura. No entanto, possui tratamento com o objetivo de controlar a inflamação e diminuir os sintomas visando proporcionar qualidade de vida e bem-estar ao paciente.
Após o diagnóstico de colite ulcerativa, o especialista indicará o tratamento com o uso de medicamentos conforme o grau e a extensão da doença.
Além disso, é muito importante seguir alguns cuidados. Entre eles estão:
- Em caso de sangramentos e diarreias frequentes, busque imediatamente o médico;
- Evitar alimentos que tenham fibras insolúveis e temperos picantes;
- Não consumir bebidas alcóolicas;
- Evitar ingerir leite e seus derivados.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]