De modo geral, apesar do resfriado, da gripe e da pneumonia apresentarem alguns sintomas bem parecidos, cada doença possui aspectos que as diferenciam. Inclusive, é extremamente importante saber identificar os sintomas para ter o diagnóstico correto e, assim, o tratamento adequado.
Uma das grandes diferenças entre o resfriado comum e a gripe está relacionada à intensidade, à duração e ao tipo de vírus. O resfriado pode ser causado pelo rinovírus e outros vírus semelhantes, costuma atingir a parte superior do pulmão, apresentando um quadro mais leve e a duração costuma ser menor, em média 4 dias.
Por outro lado, a gripe é causada apenas pelo vírus influenza e pode atingir todo o pulmão, por isso possui intensidade maior e durabilidade de 7 a 10 dias. Além disso, pode levar a quadros mais graves como pneumonia, sendo causada geralmente por bactéria, vírus ou, em casos mais raros, por fungos.
Quais são os sintomas?
O resfriado costuma apresentar os seguintes sintomas:
- Coriza;
- Irritação na garganta;
- Coceira no nariz;
- Espirros;
- Congestão nasal;
- Febre baixa apenas em algumas ocasiões.
Por outro lado, a gripe se manifesta de forma mais intensa, podendo apresentar os sintomas:
- Febre acima de 38º;
- Dores no corpo;
- Cansaço intenso;
- Tosse seca;
- Secreções nasais;
- Espirros.
Já em caso de pneumonia, os sintomas geralmente são:
– Dores no tórax;
– Mal-estar;
-Tosse seca excessiva;
– Falta de ar;
– Febre alta.
Como ocorre o tratamento?
O recomendado é buscar orientação médica para que o especialista possa fazer o diagnóstico correto e indicar os cuidados necessários para tratá-la.
Vale destacar que os medicamentos para resfriados e gripes apenas costumam aliviar os sintomas como dor e febre. Além disso, somente um profissional de saúde pode recomendar medicamento apropriado para determinado caso.
Como prevenir resfriados, gripes e pneumonias?
Anualmente, é realizada a campanha de vacinação contra a gripe, essencial para a prevenção. Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe possui eficácia entre 70% a 90%, porém não protege contra resfriados. Além disso, existem outras medidas importantes que podem ajudar a proteger a saúde:
- Fazer a higienização adequada das mãos com água e sabão;
- Evitar compartilhar objetos pessoais;
- Evitar tocar olhos, boca e nariz;
- Manter uma alimentação saudável (rica em vitamina C, Zinco e proteínas);
- Manter o ambiente bem arejado;
- Manter a vacinação da gripe em dia;
- Fazer exercícios físicos regularmente.
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]