As pelúcias são personalizadas de acordo com a condição de saúde de cada pequeno paciente como uso de sondas de gastrostomia ou traqueostomia nos ursinhos
Dezembro de 2020 – O ano de 2020 se mostrou desafiador para todos os adultos, mas ainda mais para crianças que estão em situação de atenção domiciliar. Pensando nos pequenos que além do isolamento social passam por tratamento de saúde em casa, a Pronep Life Care, pioneira no serviço de home care no Brasil, realiza uma ação especial durante o período de festas de fim de ano.
A empresa atende cerca de 130 crianças em internação domiciliar, muitas delas em condições de saúde delicadas, nas quais é preciso o uso de sondas de gastrostomia (necessária se o paciente não for capaz de ingerir pela boca comida suficiente para uma boa nutrição; desta forma, alimentos e líquidos são dados por meio de um tubo colocado na abertura no estômago) ou traqueostomia (orifício artificial criado cirurgicamente através de costa ou de frente do pescoço e em sua traqueia, indicado em emergências – como dificuldade na respiração por vias aéreas – e nas intubações prolongadas).
Para que essas famílias tenham um fim de ano mais acolhedor, a empresa abraçou a ideia da colaboradora Hiromi Inoki, coordenadora da equipe multifuncional que acompanha de perto o cotidiano e os desafios dos pacientes pediátricos, e desenvolveu bichinhos de pelúcia com as mesmas condições de saúde dos mini pacientes.
O objetivo é enviar esse novo amiguinho de presente para cada paciente infantil, para fazer companhia durante todo o tratamento de saúde. “Os bichinhos de pelúcia são personalizados de acordo com as condições de cada criança: alguns terão a sonda de gastrostomia ou de traqueostomia, simbolizando inclusão e dando senso de pertencimento. Outros terão as cores preferidas da criança, ou então será o animalzinho favorito, como ursinho, cachorro, panda, ovelha, entre outros”, explica Eugenia Del Vigna, gerente de Marketing da empresa.
Além disso, o médico ou enfermeiro que cuida da criança gravará uma mensagem de voz personalizada para cada paciente, que será colocada num dispositivo dentro dos bichinhos de pelúcia e, quando apertado, o áudio poderá ser ouvido pelo pequeno paciente com uma mensagem carinhosa: “Olá [nome do paciente], aqui é a Dra. / Enfermeira [nome da médica]! Este aqui é seu novo amiguinho! Ele vai cuidar de você e lhe fazer companhia durante todo o seu tratamento, com muito carinho”.
A ação contou com a parceria da Criamigos, que irá produzir e personalizar os bichinhos, e da Med Flex, fornecedora de sondas que doou o material necessário para a adaptação nos bichinhos.
A entrega das pelúcias às famílias ocorrerá nos dias 23 e 24 de dezembro no estado do Rio de Janeiro. Em São Paulo e Ribeirão Preto, a ação acontecerá entre os dias 29 e 30 de dezembro, e no Espírito Santo a partir de 04 de janeiro.
Sobre a Pronep Life Care
A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.
A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.
Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.
A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International – JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.
Informações à imprensa Pronep – Tamer Comunicação:
Geyse Alencar – [email protected] (11) 9-9940-0128
Vinícius Barboza – [email protected] (11) 9-7208-6880
Tercio Braga – [email protected] (19) 9-9671-4579
Marisa Ramazotti – [email protected] (11) 9-7203-2039
Inscreva-se e receba nossas novidades
Sabemos que escolher uma assistência home care não é fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tomar a melhor decisão. Podemos oferecer todo o suporte necessário com informações essenciais sobre os cuidados específicos na atenção domiciliar e dicas de saúde e bem-estar.
Antes, queremos ouvir você e saber quando você precisa de cuidados:
Central 24h: 0800 677 6637
[0800 6 PRONEP]